sexta-feira, 29 de agosto de 2014

   Um Centríolo, também conhecido como Centrossoma ou centro celular é uma estrutura em forma de cilíndro1 encontrado na maioria das células eucariontes animais, embora esteja presente somente nos gametas masculinos de plantas vasculares sem sementes, Cicadófitas e Gingko, e esteja ausente nas Pinófitas, Angiospermas e na maioria dos fungos.2 3Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente,o centríolo ajuda na separação das células esticando-se na hora da divisão.
   O mecanismo de separação e funcionamento do centríolo não está bem explicado até o momento. Sabe-se que exerce função vital na divisão celular. Durante os processos mitótico e meiótico, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma (e recebem o nome de ásteres) e posicionados de modo a uma de suas extremidades ficar ligada ao centríolo.
  Centriolos estão envolvidos na organização do fuso mitótico e na conclusão da citocinese.6 Pensava-se anteriormente que os centríolos eram necessários para a formação do fuso mitótico nas células animais. No entanto, as experiências mais recentes têm demonstrado que as células cujos centríolos foram removidos através de ablação por laser podem ainda progredir pelo estágio G1 da interfase antes que os centríolos possam ser sintetizados em uma forma "de novo fashion.
  Centríolos são uma parte muito importante dos centrossomas, que estão envolvidos na organização de microtúbulos no citoplasma.
  Em organismos com flagelos e cílios, a posição dessas organelas é determinada pelo centríolo mãe, que se torna o corpo basal.12 A incapacidade de células em usar centríolos para fazer cílios funcionais e flagelos tem sido associada a um número de doenças genéticas e de desenvolvimento. Em particular,o último ancestral comum de todos os eucariontes era uma célula ciliada com centríolos.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centr%C3%ADolohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Centr%C3%ADolo